Escrito por: Equipe Bolso do Investidor
Data da publicação: 09/10/2025

As ações da WEG (WEGE3) fecharam em alta de 4,68% nesta quinta-feira (9), cotadas a R$ 37,16, impulsionadas pelo otimismo do mercado com os planos de investimentos anunciados pela Light (LIGT3). A expectativa é de que os projetos da concessionária de energia possam abrir novas oportunidades de fornecimento para a fabricante de equipamentos elétricos.
O movimento de valorização ocorre após o presidente da Light afirmar que a empresa está tecnicamente apta a renovar antecipadamente sua concessão no estado do Rio de Janeiro. A possível renovação cria perspectivas de um ciclo de investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia — áreas nas quais a WEG tem forte atuação e histórico de parcerias.
De acordo com análise do Bradesco BBI, caso a concessão da Light seja efetivamente renovada, a WEG pode se beneficiar com futuros contratos para fornecimento de equipamentos e sistemas de automação. O banco destacou ainda que o setor de armazenamento de energia (BESS) deve ganhar relevância no plano de expansão da Light, o que reforça o potencial de negócios para a companhia.
Mesmo com o bom desempenho no pregão, as ações da WEG ainda acumulam queda de cerca de 30% em 2025, reflexo do cenário macroeconômico e da desaceleração global da indústria. Por isso, a notícia sobre a Light foi vista pelos investidores como um respiro em meio a um ano de desempenho fraco.
Os analistas reforçam, porém, que o impacto efetivo sobre os resultados da WEG dependerá da confirmação da renovação da concessão da Light e da execução de seu programa de investimentos. Até o momento, o governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido de extensão do contrato.
Com o otimismo no setor elétrico e a possibilidade de retomada de projetos de infraestrutura, a WEG volta ao radar dos investidores. A expectativa é de que novas movimentações no setor de energia continuem influenciando o comportamento das ações nos próximos pregões.
Fontes:
