FGC inicia processo para pagar investidores do Banco Master; veja como será o repasse

Escrito por: Equipe Bolso do Investidor
Data da publicação: 18 de novembro de 2025

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) informou que começará a pagar as garantias aos clientes do Banco Master, liquidado pelo Banco Central nesta terça-feira (18), assim que receber a base completa de credores enviada pelo liquidante nomeado pelo BC. A liquidação do Master mobilizou milhares de investidores que agora aguardam o reembolso previsto pelas regras do FGC.

Segundo o fundo, todos os créditos que se enquadram no regulamento terão o processo de pagamento iniciado imediatamente após o levantamento final dos dados. Com essas informações em mãos, o FGC irá liberar no aplicativo oficial a possibilidade para que os credores façam o cadastro da conta bancária de recebimento e enviem os documentos necessários. O app está disponível para Android e iOS. No caso de empresas, o procedimento será feito exclusivamente pelo Portal do Investidor do FGC, e o pagamento só poderá ser direcionado a uma conta bancária pertencente à empresa credora, com o mesmo CNPJ e razão social.

Fontes ligadas ao Broadcast afirmam que o FGC deverá aprovar, já no primeiro semestre do próximo ano, um plano de recomposição e reenquadramento do seu fundo de liquidez, o que pode incluir a antecipação de cinco anos das contribuições mensais feitas pelas instituições financeiras. Esse movimento seria importante para reforçar o caixa do fundo após uma das maiores liquidações bancárias da última década.

Com aproximadamente R$ 120 bilhões em recursos disponíveis, o FGC afirma que irá se concentrar inicialmente no pagamento dos investidores elegíveis. Historicamente, o prazo médio entre a liquidação e o início dos repasses é de cerca de 30 dias, intervalo registrado nos últimos cinco casos semelhantes. O fundo também reforça que não há intermediários autorizados a cobrar taxas, serviços ou depósitos prévios para liberar valores da garantia, um alerta importante diante do risco de golpes em momentos de instabilidade.

Visão Bolso do Investidor

A atuação rápida do FGC é fundamental para preservar a confiança no sistema financeiro, especialmente após a liquidação de um banco do porte do Master. O mecanismo de garantia cumpre seu papel ao proteger pequenos e médios investidores e evitar que eventos isolados contaminem o mercado como um todo. Ainda assim, o caso reforça a importância de diversificação, análise de risco e monitoramento da saúde financeira das instituições antes de aplicar em CDBs, LCIs, LCAs ou outros títulos bancários. Entender o limite de cobertura e a estrutura dos bancos é parte essencial da construção de uma carteira segura.

Fontes: Infomoney