Escrito por: Equipe Bolso do Investidor
Data da publicação: 19 de dezembro de 2025

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) é rejeitada por 45% dos brasileiros e aprovada por 30%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (19). Outros 25% não souberam ou não responderam.
Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF. Apesar da rejeição majoritária, o índice de aprovação é superior ao registrado na indicação de Cristiano Zanin em 2023, quando 60% desaprovavam o nome.
O levantamento mostra que apenas 35% dos entrevistados afirmam ter conhecimento da indicação. Entre eleitores que não se identificam com esquerda ou direita, a rejeição chega a 44%. No campo da direita, a desaprovação supera 70%, enquanto entre lulistas, 61% aprovam a escolha. A pesquisa também aponta que 54% dos brasileiros acreditam que o presidente não deveria ter poder livre para indicar ministros ao STF, embora esse percentual tenha recuado em relação a 2023.
Visão Bolso do Investidor
Indicações ao STF têm impacto direto no ambiente institucional do país, influenciando segurança jurídica, previsibilidade regulatória e confiança dos investidores. A resistência à escolha reforça o peso político dessas decisões e a importância do equilíbrio entre Executivo, Legislativo e Judiciário para a estabilidade econômica.
Fontes: Infomoney
