Banco do Brasil prevê 2026 desafiador e aposta em gestão estratégica de crédito, diz CEO

Escrito por: Equipe Bolso do Investidor
Data da publicação: 12 de fevereiro de 2026

A presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros, afirmou que 2026 deverá ser um ano desafiador para a instituição, mas destacou que o banco já aprendeu a lidar com o atual cenário econômico.

A declaração foi feita durante teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre de 2025 e do ano consolidado. Segundo a executiva, a estratégia para cumprir o guidance envolve gestão criteriosa do crédito e rebalanceamento da carteira.

“2025 foi desafiador, 2026 será desafiador. Mas será desafiador dentro de um desafio que já aprendemos como fazer”, afirmou.

Foco em crédito com melhor retorno e proximidade com o agro

A CEO destacou que o banco seguirá próximo do agronegócio, apesar do aumento relevante da inadimplência no setor em 2025. Segundo ela, o crescimento do crédito será direcionado a linhas com melhor retorno ajustado ao risco, como o Crédito do Trabalhador, que já movimentou R$ 13 bilhões. A companhia também pretende ampliar a atuação em segmentos considerados estratégicos, como Private e Estilo, além de fortalecer a área de assessoria de investimentos.

Recuperações judiciais e provisões

O diretor de risco (CRO), Felipe Prince, afirmou que a maior pressão em 2025 veio de recuperações judiciais no agronegócio. Ele destacou que cerca de 70% dos valores relacionados já estão provisionados. Segundo o executivo, casos potenciais para 2026 já estão considerados no guidance divulgado pelo banco.

Visão Bolso do Investidor

O Banco do Brasil sinaliza foco na disciplina na concessão de crédito e controle de riscos em um ambiente de maior inadimplência, especialmente no agronegócio. Para investidores, a capacidade de equilibrar crescimento da carteira, qualidade dos ativos e rentabilidade será determinante para o desempenho das ações ao longo de 2026.

Fontes: InfoMoney