Selic cai em janeiro? Veja quando será a próxima reunião do Copom

Escrito por: Equipe Bolso do Investidor
Data da publicação: 15 de janeiro de 2026

O mercado financeiro acompanha de perto a possibilidade de início do ciclo de cortes da taxa Selic ainda em janeiro de 2026. A expectativa ganhou força após sinais recentes de desaceleração da inflação, estabilização da atividade econômica e maior previsibilidade no cenário internacional, ainda que o ambiente político doméstico siga desafiador em ano eleitoral.

Atualmente, a Selic está em 15,00% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas. Desde meados de 2025, o Banco Central tem mantido uma postura cautelosa, reforçando que decisões dependerão da convergência consistente da inflação para a meta e da ancoragem das expectativas de longo prazo.

Quando será a próxima reunião do Copom

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária está marcada para os dias 28 e 29 de janeiro de 2026, com a decisão sobre a taxa básica de juros sendo anunciada na noite do segundo dia, após o fechamento dos mercados.

Esse encontro é visto como um dos mais importantes do ano, pois pode sinalizar oficialmente o início do ciclo de flexibilização monetária ou, ao menos, preparar o terreno para cortes nas reuniões seguintes.

Visão Bolso do Investidor

Mais importante do que “se a Selic cai em janeiro” é entender quando o ciclo começa e qual será o ritmo dos cortes. A transição de um juro muito alto para um juro em queda tende a redistribuir oportunidades entre renda fixa, Bolsa e crédito privado. Para o investidor, 2026 exige disciplina, diversificação e atenção à sinalização do Copom, muitas vezes o comunicado é tão relevante quanto a decisão em si.

Fontes: Bolso do Investidor